quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cão precisa de adoção


Encontrei esse cachorro amarrado a uma árvore perto de casa na madrugada de hoje (01/09/11) enquanto alimentava uns animais daqui da minha rua, ele estava tossindo aquela "tosse de cachorro", quando me aproximei, ele não esboçou reação nenhuma, e respirava devagar e com muita dificuldade (se tremia muito para inspirar e soltava com muita força). Eu tentei dar ração, mas ele não quis, dei patê de frango e ele comeu menos de meia colher e depois rejeitou. Ele não conseguia levantar, então o carreguei até a varanda de minha casa. Ele está com um cheiro muito forte de carniça que tomou conta de toda a casa, não sei se é porque ele está muito tempo sujo ou se há alguma necrose no corpo dele. Eu percebi que 2 patas estão com violeta e inchadas e tem um corte nas costas. Não pude fazer muito por ele de madrugada, só apliquei o flotril pois pensei que ele pudesse estar com alguma grave infecção por causa do ferimento mal tratado, não mexi muito nele pra ver se tem mais ferimentos, ele tá muito debilitado. Eu tive quase certeza de que ele ia morrer, mas não queria que seus últimos momentos fosse em um lugar escuro e isolado. Quem fez isso com ele é um monstro, na certa tentou ajudar, já que no local tinha um pote de água IMUNDA, e ração velha molhada., (tem pessoas que acham que só agua e comida são suficientes, mais do que isso são incapazes de fazer!). Mas felizmente pela manhã ele já levantava a cabeça, ele começou a lamber as patas doentes bem devagar (de dar muita pena), e com a lambida ele tirou algum cascão e vi que tem um buraco na pata e um negócio branco dentro que parece ser o osso, e as moscas começaram a aparecer e entrar no buraco da pata dele, então esperei dar 8h para ir comprar antiinflamatório, mais flotril (antibiótico) , mata-bicheira, patê pedigree e antisséptico. Felizmente aos poucos ele está melhorando, já está se alimentando e bebendo água sozinho. Antes de sair para trabalhar tentei carregá-lo para o banheiro de casa, pois na varanda ele ia pegar sereno ou chuva onde a área é descoberta, eu tranquei lá porque tenho 2 gatos que estão muito assustados, inclusive minha gata tem problemas urinários e tranca a uretra para fazer xixi, e não pode se estressar, estou até cogitando deixar o outro gato na casa de algum familiar por uns dias pra ver se ela melhora, pois ela voltou a trancar depois que eu adotei ele. Voltando ao cachorro, quando tentei carregá-lo para o banheiro hoje de tarde, ele com muita dificuldade andou sozinho, fiquei super feliz, porque tinha quase certeza que ele ia morrer! Como ele está mais esperto, está reagindo quando tento aplicar o antibiótico, e com medo que ele me morda não dei mais, terei que comprar em comprimido.
Essa história toda que estou contando é para pedir ajuda para divulgar que ele precisará ser adotado quando estiver bem, pois não tenho como ficar com ele, depois de cuidar dele eu terei que deixá-lo na rua. E queria pedir também que me indiquem um vet que cobre mais em conta, pois no mínimo ele precisará de pontos para fechar os ferimentos e talvez raio x, e precisaria também de voluntário pra transportar de cajazeira 10 para o vet. Se alguém puder me ajudar nisso eu agradeço! Amanhã vou ver se os veterinários daqui de cajazeiras fazem esse serviço, mas creio que não. Mas a minha principal preocupação agora é fazer a infecção regredir.

Obrigada a todos!

11/09/11 - Fui à veterinária no dia 03, mas ela disse que não havia como dar pontos em um corte que não é recente, pois a carne do animal não sustentaria a sutura. Disse que devo continuar com as medicações que comecei e  esperar cicatrizar. O problema é que pretendo viajar no próximo dia 16  e só volto dia 21, e não sei como fazer. Terei que soltá-lo na rua, mesmo com a ferida ainda aberta, correndo o risco de infeccionar tudo novamente. Já cessei as medicãções, estou só no cicatrizante. Ele ainda manca bastante, o osso de um dedo está exposto,  mas o problema maior é que o danado não me deixa fazer curativos. Ele não permite que o toquem. Às vezes chora o dia inteiro querendo ir embora. Cheguei a soltá-lo na primeira semana, iludida achando que ele só poderia estar angustiado daquele jeito porque tinha um dono, um lar à sua espera... Pura ilusão... Antes de soltá-lo improvisei uma coleira com esparadrapo e escrevi nela um recado para o possível dono. Disse que ele precisava continuar com os medicamentos e coloquei o meu telefone de contato para que fossem buscar os remédios. Aproximadamente uma hora depois, recebi uma ligação de um vizinho dizendo que o animal estava vagando desorientado. Depois desse banho d'água fria, senti um remorso enorme, por ter sido ingênua achando que aquele animal encontrado quase morto pudessse ter alguém por ele. Então fui buscá-lo de volta. Fiquei muito grata ao vizinho Ulisses, que também ama animais e se prontificou a ajudar no que estivesse a seu alcance.
O cachorro está bem agora, ainda manca e, como disse, a ferida está aberta, chegou a cair a unha e o osso que a sustenta. Mas comparado com o que estava... - quando o encontrei eu tive 90% de certeza de que ele iria morrer. Mas ele se mostrou forte e recuperou-se bem rápido. Está muito guloso, estou fazendo comida especialmente pra ele, com verduras, pois só a ração não o satisfaz.
Agradeço à colega Paulyne pelas orientações, ao vizinho Ulisses e à veterinária dra. Mary Frances, que não me cobrou pela consulta. Segue fotos recentes dele.



12/12/11- Bem, como era de se esperar, até o momento não encontrei quem adotasse o Cascão, esse é o nome que resolvi dar a ele, devido às condições em que o encontrei ( bem sujo, com forte mal cheiro e moscas em volta, além do fato de detestar tomar banho). Eu notei que ele também é surdo, só escuta sons muito altos e quando escuta não identifica de onde vem o som. Além disso, ele  também está quase cego, dá pra ver uma mancha branca no fundo da pupila dele - provavelmente é catarata! Percebi que ele só me reconhece através do meu cheiro. 
Diante de tantos problemas que ele tem, sei que dificilmente encontrarei quem o adote, pois é muito difícil encontrar quem adote um animal jovem e saudável, imagine ele que já é idoso e tem esses problemas típicos da idade. O jeito é ficar com ele aqui em casa, até conseguir me mudar pra um lugar maior, onde ele terá mais espaço, porque aqui o danado faz xixi e cocô no meio de minha sala.

Sobre o problema que me levou a socorrê-lo - a forte infecção e o rasgão na pata, felizmente disso ele está completamente sarado. Apenas não nasce mais a unha, já que o osso que a sustenta caiu. Ele também não suporta caminhar um trajeto muito longo, pois ele começa a "puxar" dessa pata. 
Ele está vacinado (antirábica) e vermifugado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário