Vantagens da castração
- O animal fica mais dócil e caseiro.
- Menos gastos com consultas e medicações, ocasionados por doenças que os filhotes venham a ter.
- Diminui o hábito dos machos de demarcar território (em paredes, sofás, etc), e o odor se sua urina torna-se menos desagradável.
- Diminui os uivos, latidos e miados excessivos, típicos do cio.
- Diminui bastante o risco de doenças uterinas, o câncer de mama, próstata e testículos
- Castração engorda ? :
Não é propriamente a castração que engorda, e sim o fato de o animal ficar mais sedentário após a castração, pois fica mais caseiro e menos inquieto. Problema que pode ser resolvido com exercícios físicos.
- Só pode castrar fêmeas após a primeira cria? :
Mito! O ideal é exatamente o oposto, as fêmeas devem ser castradas antes do primeiro cio, já com os machos o que ocorre é diferente, uma parcela de veterinários defende que o ideal é que machos sejam castrados a partir do 8º mês de vida, pois parte de seu aparelho urinário está interligado ao aparelho reprodutor (a uretra passa por dentro do pênis), e às vezes uma alimentação inadequada ou fatores genéticos contribuem para que machos desenvolvam tampões ou cálculos urinários. Se o animal for castrado precocemente ele pode não ter um desenvolvimento peniano completo e sua uretra pode ficar mais fina que o normal, isso predispõe o animal a ter uma crise urêmica causada pelo entupimento da uretra por esses tampões, podendo levar à morte do animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário