sábado, 7 de abril de 2012

Encontrado gatinho morrendo (Cajazeiras)

Encontrei esse gatinho na manhã de ontem, (sexta-feira santa) em um caminho perto de onde moro (Cajazeiras).
Quando vejo um filhote, eu não aguento e sempre tento me aproximar pra dar um cafuné. Mas além de querer carinhá-lo, era notável que ele estava muito debilitado. Mexi nele, mas nem se moveu! Estava com muita sujeira no rosto e cascões mantinham seus olhos colados. Perguntei a uma senhora que mora nesse caminho e cria muiiiiiiitos gatos, se o filhote era dela e a resposta foi "não" (sinceramente, duvidei!). Enfim, peguei ele, levei pra casa, dei um banho bem superficial pois ele já estava muito sofrido e limpei o rosto com algodão e soro fisiológico! Passei a dar soro caseiro e vitamina (hemolitam - 1 gota). A ração ele tentou comer, mas devido à fraqueza ele só comeu 1 grão. Estou variando as comidas e aos pouquinhos ele está comendo...
Ele dormiu o dia inteiro, só na madrugada de hoje ele reagiu saindo da caixa.
Hoje de tarde ele defecou na área de serviço, e nas fezes haviam muitos vermes. Ainda não o vermifuguei, pois ele está muito, mas muito fraco mesmo, só o osso! Já li que não se deve vermifugar o animal muito fraco, pois ele pode acabar morrendo. Ele está fazendo cocô mole e com cheiro de carniça, mas estou sem antibiótico específico e hoje os pets estão fechados devido ao feriado!
A inflamação dos olhos, estou tratando com Keravit que o nosso amigo Bolinha nos doou!

P.S.: Esqueci de mencionar que ao dar o banho, várias larvas saíram de seu rabinho, que está com um corte! Eu já o mediquei com Kuraderm prata!


Atualização 15/04/12
Depois de uma excelente recuperação do quadro em que estava e me deixar muito otimista quanto à sua total recuperação, hoje o filhotinho morreu.
Anteontem percebi que a ferida do rabinho causada pelas larvas não cicatrizava direito, então raspei o rabinho até pra ajudar no asseio dele, quando notei uma coloração diferente, meio que transparente em toda a cauda, e tinha um líquido minando pelos poros, porém ainda assim ele estava aparentemente bem, sem alteração. Porém hoje de manhã, ao chegar do trabalho percebi que as patas traseiras e a barriguinha também estavam estranhas, enrugadas e úmidas. Ele estava mais sonolento e tristonho e com pouco apetite, então o coloquei pra dormir na caixinha, bem enroladinho. Pela tarde ele apresentou uma melhora, comeu mais, bebeu água, ronronou, o que me deixou mais tranquila em procurar um vet no dia seguinte ao invés de imediatamente. Saí de casa por volta das 15:00 e voltei às 20:30 e me deparei com ele morto na caixinha! Apesar de todo o meu esforço, sinto que poderia ter feito mais pela vida dele, sinto que fui relapsa, e que não deveria tê-lo deixado sozinho...Está sendo muito doloroso pra mim, pois eu não esperava. Ainda mais depois de ver sua melhora, de vê-lo brincando e ter a certeza que ele não corria mais risco de morte! 
Eu tinha colocado nele o nome de Miguel, porque ele parece muito com outro gatinho que encontrei na rua anos atrás e levei pra casa saudável, porém alguém apedrejou a cabeça dele e fez um edema que fez a cabeça quase dobrar de tamanho... Foi uma luta... A vet passou diurético pra drenar o liquido, ele melhorou, mas jamais voltou a ser o Miguel de antes, e em pouco tempo ele acabou morrendo também... 
Pra mim a morte de um filhote é sempre muito mais dolorosa... E eu fracassei mais uma vez...


Atualização 20/04/12
Ontem fui informada pela vet. Lilia Amorim, que me orientou a cuidar dele (a quem agradeço muito), que pelos sintomas, o que ele teve foi uma doença viral chamada PIF (peritonite infecciosa felina) e que não se pode fazer nada por essa doença. Eu pesquisei um pouco, e de fato ela é letal! 
Ainda sinto muito a falta dele. Dói lembrar o quanto ele estava bem, ronronava, brincava dando cambalhotas no meu colo e até passou a se limpar. Era lindo ver sua evolução!
Eu deletei todos os vídeos e fotos dele, pois doía muito ter que olhar...Na verdade eu achei que tinha deletado, depois lembrei que tinha salvo uma foto aqui nos rascunhos do blog. Hoje me sinto mais forte para mostrar. Se encontrar mais fotos vou postando aqui.




Um comentário:

  1. Que bom que meu bolinha pôde ajudar esse gatinho com o remédio doado graças a Deus ele te encontrou.

    ResponderExcluir